aprendizagem emocional e teatro de marionetes

[eslovénia]

O tópico é a integração de ciências sociais e arte, ensinando e aprendendo habilidades socioemocionais com o uso de teatro de fantoches na educação infantil. O ensino e a aprendizagem de habilidades socioemocionais são essenciais para a inclusão e socialização bem-sucedidas da criança no ambiente social. As habilidades sociais emocionais, especialmente as competências emocionais, também são muito importantes para a inclusão social e o desempenho escolar. Os professores do jardim de infância devem promover o aprendizado e o ensino dessas habilidades através de vários métodos. A peça teatral e a criação do desempenho de marionetes são métodos excelentes para promover as habilidades dos alunos para executar, entender e aprender sobre a percepção da criança e expressar vários temas por meio de performances para crianças. As apresentações de teatro de marionetes têm uma longa tradição na Faculdade de Educação da Universidade de Maribor. Os alunos realmente gostam e se divertem no processo criativo de preparar apresentações de fantoches. Temos certeza de que este módulo é uma excelente oportunidade para os alunos de educação infantil experimentarem como ensinar as crianças sobre tópicos importantes com métodos inovadores e criativos.

Os alunos irão:
– comunicar-se ativamente na equipe e aprender a participar de objetivos comuns
– se conectam, desenvolvem amizades
– comece agora e domine o processo de performance sob diferentes pontos de vista (direção, dramaturgia, design, música, atuação, animação)
– produzir bonecos para o desempenho com o uso de vários materiais
– prepare uma criação de arte e colabore em equipe
– discutir várias definições de emoções e definição de emoções para crianças em idade pré-escolar
– escreva cenários curtos para o desempenho
– use várias modalidades e animação
– prepare peça teatral com bonecos
– encenar dramatizações com fantoches para a apresentação pública.

A metodologia da experiência de aprendizagem será baseada em trabalhos práticos em oficinas com diferentes ferramentas e materiais, palco e cenário.
Durante as palestras, os professores usarão o método de discussão, e-learning (no moodle), resolução de problemas, demonstração e explicação.
Durante o ensaio para o desempenho, os alunos serão orientados com o método de animação e o método de integração de várias modalidades, por exemplo cantando, dançando, tocando.

primeira semana: 7 a 13 de outubro

segunda semana: 14 a 20 de outubro

O programa inclui:
– acomodação em quartos duplos em dormitório estudantil
– pegar na chegada a Maribor
– refeição de boas vindas
– transporte local
– visitas e viagens, conforme apresentado no programa
– todos os materiais de oficina necessários
– custos organizacionais

o preço total é: € 660


[O custo será (total ou parcialmente) coberto pelo subsídio Erasmus +. Por favor, verifique o valor da doação em seu país.]

Onde estão as aulas?
Todas as aulas serão na Faculdade de Educação da Universidade de Maribor.

Onde fica o alojamento?
A acomodação dos estudantes será no dormitório ao lado da Faculdade no campus do aluno.
Endereço: Gosposvetska cesta 89, 2000 Maribor (página da web: http://www.d-ddm.mb.edus.si)
Serão fornecidos quartos duplos com banheiros compartilhados (wi-fi, lavanderia, roupa de cama, toalhas).

Outras notas importantes:
Traga consigo: livros infantis sobre emoções do seu país (histórias, lendas, livros informativos, livros de psicologia, etc.), calçados esportivos, 2 camisas para pintura, calça preta (justa), camiseta preta com mangas compridas, preto meias e dormentes esportivos pretos para desempenho de marionetes.
Verifique o clima e as temperaturas em Eslovênia (Maribor) alguns dias antes da partida e leve a roupa apropriada com você, um guarda-chuva também pode ser útil.

Escola e módulo
– a escola fica no campus da universidade com cerca de 14.000 alunos
– a Universidade de Maribor é a segunda universidade mais antiga e a segunda maior da Eslovênia, com 17 faculdades [web: https://www.um.si/en/Pages/default.aspx | vídeo promocional: https://www.youtube.com/watch?v=h9-OdXYI084]
– a Faculdade de Educação tem cerca de 1300 alunos e é o centro de formação de professores da região [web: https://pef.um.si/145/home | vídeo promocional: https://www.youtube.com/embed/xqtxvSp20-Y]
– durante o módulo, experimentaremos emoções, pensamento criativo e como inventar performances divertidas e educativas para crianças em idade pré-escolar
– mentor ass. prof. Sabina Šinko, especialista em marionetes, está desenvolvendo performances para crianças de 3 a 8 anos e até mesmo para crianças de 0 a 3 anos, que atualmente é a tendência européia no teatro de marionetes. Juntamente com o mentor ass. prof. dr. Marta Licardo, eles planejam publicar um dicionário emocional ilustrado para crianças em idade pré-escolar.
– durante o módulo, planejamos uma excursão a Pohorje e um evento cultural no teatro Puppet com visita guiada, que revela alguns dos segredos por trás da cortina (após a apresentação).

Cidade
Atualmente, Maribor está firmemente posicionado no mapa turístico do mundo como (https://maribor-pohorje.si/about-maribor-and-tourist-destination.aspx):
– Capital Europeia da Cultura 2012;
– Capital Europeia da Juventude Maribor 2013
– Festival Quaresma [http://www.festival-lent.si/en/]
– um dos 10 principais destinos turísticos do mundo na opinião de vários meios de comunicação nos últimos anos;
– o centro de um dos destinos que mais crescem na Eslovênia;
– em Maribor é um dos melhores teatros de marionetes da Europa, com mais de quatro décadas de tradição em marionetas [https://www.lg-mb.si/en/about-the-theatre/]
– Galeria de Arte Maribor, Museu Regional, Teatro Nacional Slovene Maribor
– Perto da escola, fica o rio Drava, com um bom caminho para rolar, correr, caminhar e praticar esportes aquáticos.
– Colinas de Pohorje, com centros de esqui e pequenos lagos: Lovrenško jezero, Črno jezero, Ribniško jezero. Cachoeiras e lagos intocados: cachoeiras Veliki e Mali Šumik, Lobnica,
– belo parque da cidade e colinas da cidade Piramida e Kalvarija,
– jardins botânicos: Jardim Botânico da Universidade Maribor – Pivola, jardim botânico TAL 2000,
– colinas vitícolas com três estradas turísticas de vinho.

The publications available on EYE Webpage are licensed under a Creative Commons Attribution-Non-Commercial-Share Alike 4.0 International. This license allows you to copy, change, remix, distribute, present and perform the work only for non-commercial purposes.